Espingarda é um modelo de arma de cano longo de pressão semelhante às carabinas, com a diferença que as espingardas são com cano de alma lisa enquanto as carabinas são com cano de alma raiada.
O que acontece com as armas de pressão é que tanto espingarda de pressão e carabina de pressão são tratadas como sinônimo para dar nome a armas de cano logo que não usam cartuchos explosivos e que são impulsionados pela pressão do ar comprimido gerada por uma mola, por um pistão a gás, por um reservatório interno de ar comprimido ou CO2.
As espingardas usam tecnologia mais antiga do que as carabinas. Apesar dos modelos atuais são de espingardas são baseadas nas armas mais rudimentares, que eram confeccionadas com canos de metal simples, sem nenhuma estrutura interna relevante, as atuais espingardas possuem um melhor alcance e precisão do que as usadas em guerras até o século XIX.
No final do século XX, os alemães desenvolveram uma tecnologia capaz de aperfeiçoar a precisão dos disparos: estrias helicoidais na parte interna dos canos das armas, faziam com que projéteis do exato tamanho do cano girassem em torno do próprio eixo. O processo, conhecido como “rifling” ou raiamento do cano é repetido até hoje nas armas que necessitam de precisão, nascendo assim o modelo de carabinas.
Com o processo de raiamento, as armas começaram a ser categorizadas como armas de lisa ou raiada, dependendo do tipo de munição para o qual ela foi projetada. É possível identificar a diferença com o exemplo da imagem abaixo:
A alma de uma arma de fogo ou de pressão é a parte oca do interior do cano da arma, que vai geralmente desde a culatra até a boca do cano. Nas armas de fogo são destinadas a resistir à pressão dos gases produzidos pela combustão da pólvora e outros explosivos, além de direcionar o projétil disparado.
A Casa do Tiro oferece modelos de Carabinas de Pressão (Carabina PCP, Carabina CO2, Carabina de Pressão Springers, Carabina Gas Ram), além de cabinas de fogo e espingardas. Visite a nossa loja virtual e adquira já a sua.