Série Heróis Esquecidos: Sargento Inácio Virgolino de Freitas- 1º RI


31 Janeiro 2014 Série Heróis Esquecidos: Sargento Inácio Virgolino de Freitas- 1º RI

O sargento Inácio Virgolino de Freitas, natural do Pará foi outro dos heróis brasileiros nos campos de batalha italianos. Virgolino integrava o 3º Pelotão do 2º Batalhão do Regimento Sampaio. Seu comandante, o tenente Gervásio Deschamps o incumbiu de comandar uma patrulha de reconhecimento na região dos Apeninos sob o forte inverno de janeiro de 1945.

O sargento Virgolino reuniu seu grupo e partiu sobre o espesso manto de neve que cobria os Apeninos. Sem serem pressentidos, conseguiram ultrapassar as primeiras linhas alemãs. Cautelosamente se aproximaram mais do ponto de maior fortificação alemã quando foram surpreendidos pelo fogo inimigo. A situação da patrulha brasileira ficou mais crítica quando começaram também a receber fogo pela retaguarda dos alemães que haviam sido ultrapassados.

Os brasileiros pedem socorro à retaguarda e dois pelotões são enviados para a posição indicada que não conseguem chegar ao local devido a forte resistência dos alemães. A situação da patrulha se tornava cada vez mais crítica.

Ao mesmo tempo em que a artilharia brasileira se uniu aos esforços de salvamento da patrulha atirando para cobrir a retirada dos brasileiros, Virgolino foi atingido por uma rajada de metralhadora e caiu ferido. Recusou-se a ser socorrido e mandou que seus homens continuassem progredindo. Deste inferno provocado pelo fogo inimigo e da artilharia brasileira somente três integrantes da patrulha conseguiram voltar à base. Os demais foram mortos ou feitos prisioneiros.

O sargento Virgolino foi encontrado meses mais tarde em Bolonha hospitalizado pelos alemães. O inimigo respeitara a sua bravura